Atualização constante como diferencial competitivo.
O BPO (business process outsourcing – ou em uma tradução literal, terceirização de processos) é um tipo de terceirização extremamente focada, que não abrange as atividades-fim. Ela se restringe às operações burocráticas, de gestão e de tecnologia.
A seguir, fizemos uma lista com as principais atividades que podem entrar na estratégia de BPO:
- Recursos humanos (foco em tecnologia: programadores, suporte ao usuário, analistas etc.);
- Manutenção e/ou Comodato de Equipamentos;
- Locação de Equipamentos e/ou de Sistemas;
- Software como Serviço;
- Plataforma como Serviço;
- Infraestrutura como Serviço;
As empresas que buscam a aplicação do BPO deixam de lado as atividades operacionais para tomar uma postura mais estratégica em relação aos seus negócios. A partir da terceirização, há o redirecionamento do foco de gestores e colaboradores para funções que geram valor diretamente para a empresa e para seus produtos.
Desse modo, as consequências são a redução de custos, o aumento de qualidade dos produtos e uma maior variedade aos clientes.
A decisão por repassar parte das atividades da empresa também permite o desenvolvimento de operações em larga escala e uma maior escalabilidade do negócio. Afinal, a organização não terá de se preocupar com o crescimento da demanda de determinadas atividades.